Por incrível que pareça, nunca tinha subido a trilha do morro dois irmãos. Sempre ouvi dizer que a vista de là é muito linda, e por isso, mesmo sendo no RJ, ela vai entrar aqui ;). Pra mim foi um grande desejo realizado.
Tive a oportunidade de subir graças a uma amiga que entrou no laboratório no qual trabalho e que já tinha subido junto com guia. Num final de semana de sol, falei com ela e fomos, junto com uma outra amiga, rumo à Trilha dois irmãos.
O melhor para chegar é pegar um ônibus que passe na Av Niemeyer, pois ali perto, não tem onde estacionar carro. No larguinho do Vidigal, na praça estacionado à direita, ficam uma kombis que levam as pessoas para as ruelas do morro.
Pegamos o transporte que nos custou 2,50 R$ e pedimos que nos deixasse no local mais próximo da entrada da trilha. Chegando là, tem uma ruela estreita, com uma casa de moradores à direita, mas é preciso subir uma espécie de muro baixo e seguir até o inicio da trilha.
Certos trechos têm vários caminhos abertos, mas como sempre tem gente subindo e descendo, é muito fácil seguir a trilha principal. O maior problema dessa trilha é que ela é bem escorregadia na descida por conta de ser íngreme e com poucas raízes no chão para dar sustento ao pé. Como bate muito sol, a terra acaba ficando seca e solta, fazendo muita gente cair no percurso.
No plateau de pedra: apreciando o visual. |
Rocinha abaixo e Pedra Bonita ao fundo |
A trilha passa por um pequeno trecho de pedra onde se pode apreciar a Rocinha descansar um pouco, depois passa, quase na parte final, por locais onde se pode avistar São Conrado, Pedra Bonita e Pedra da Gávea.
Vanessa e eu com Pedra da Gávea e Praia de São Conrado ao fundo. |
Contudo, o visual mais lindo de todos é realmente lá em cima, onde se pode ver Leblon, Ipanema, Jardim Botanico, Copa, Lagoa, Baía de Guanabara.
Chegada no topo: tem sempre gente na trilha. |
Visual super amplo lã do topo: vale muito a pena! |
O percurso deve dar em torno de 1 hora de subida devagar, parando para se hidratar.
A descida é obviamente muito mais rápida pois existem poucos trecho da trilha planos. O motorista do transporte de descida cobrou apenas 2 reais, acho que como tinham outras pessoas na kombi, ele não teve como cobrar preço diferente pra comunidade e pro turista. Vale muito a pena o passeio, a gente desce maravilhado com nossa cidade.